Pular para o conteúdo principal

FESTG - Festival de Teatro Gente 2013 - Inscrições abertas





REGULAMENTO
Inscrições de 24 de agosto a 14 de setembro de 2013.


APRESENTAÇÃO

O FESTG - FESTIVAL DE TEATRO GENTE é uma ação artística cultural realizada pela EAG – Escola de Arte Gente, em parceria com artistas de Cajazeiras e o Colégio Estadual D. Leonor Calmon.
A iniciativa tem por finalidade incluir Cajazeiras na rota das grandes produções artísticas e principalmente fortalecer as ações de descentralização do teatro em Salvador, através da realização de um evento de arte que reúna linguagens artísticas como a dança, a música, o cinema, as artes visuais e o teatro.
A necessidade de ações artísticas e de espaços físicos específicos para apreciação, produção, difusão e circulação de arte em Cajazeiras, é visível e notória no Diário Oficial do Estado da Bahia. Em todos os resultados dos editais culturais da Secretaria de Cultura e Fundação Cultural do Estado da Bahia, a região de Cajazeiras, um terço da população da Capital baiana não está contemplada, entre as propostas aprovadas para realização de atividades culturais patrocinados pelo Estado. No atual quadro de distribuição das verbas culturais do Estado da Bahia, a se ver os resultados dos Editais 2013, atendem prioritariamente ao centro da cidade, com três festivais aprovados para a mesma região.
Em contrapartida, contamos com a classe de artistas generosos, politizados, emancipados em atitudes de expressões artísticas afirmativas que participam do FESTG ao longo das três edições.
Trazemos à importância do “FESTG - Festival de Teatro Gente” que visa levar para população de Cajazeiras e adjacências a oportunidade de assistir a espetáculos teatrais baianos, nacionais e internacionais, além de incentivar a sensibilidade através das oficinas artísticas para comunidade. Ressaltando que nesta primeira fase de implementação de políticas culturais na comunidade, todos os espetáculos e oficinas são oferecidos gratuitamente.
A programação é organizada pela EAG - Escola de Arte Gente, em seleção aos projetos inscritos e a grupos convidados. Como parte da programação o festival promove oficinas artísticas e de formação para a comunidade de Cajazeiras, Intervenções Artísticas nas praças públicas da região e ocupação dos espaços físicos do Colégio Estadual D. Leonor Calmon.
Nesta edição, o FESTG conta com a implementação do circuito de teatro estudantil, em uma grande articulação com os gestores públicos de Cajazeiras, engajados na defesa de uma formação estética e artística, transformando neste período as Unidades Escolares num verdadeiro caldeirão cultural de intercâmbios, tendo como referência para sua própria comunidade a possibilidade de vivenciar um verdadeiro centro de produção e difusão de suas práticas pedagógicas estudadas ao longo do ano letivo. Nesta ação o FESTG 2013, a EAG/ Cia de Teatro Gente em parceria com o Colégio Estadual Dona Leonor Calmon vem cumprir o papel sociocultural previsto em nossa Constituição Federal. Ampliando a participação das escolas de Cajazeiras, com mostra cultural dos alunos e programação de oficinas e espetáculos nos colégios.  O festival tem como tema: "ARTE NA COMUNIDADE". O teatro tem o poder de sensibilizar e mobilizar as pessoas,  ensinando num processo lúdico, dinâmico e crítico.

Contamos com a sua inscrição.



Art.1º - O FESTG será realizado no período de 07 a 21 de dezembro de 2013, no Colégio Estadual D. Leonor Calmon, nos Colégios integrantes do circuito estudantil e nas Praças Públicas do bairro de Cajazeiras, sendo aberta a participação para grupos teatrais locais, nacionais e internacionais.
Art. 2º - Para participar da seleção, os grupos devem baixar e preencher a ficha de inscrição e a Declaração de Direitos e Uso de Imagens,  e enviar, para o e-mail festg@ciadeteatrogente.com.br, juntamente com:

·         05 fotos em alta resolução do espetáculo;
·         Release do Espetáculo; Ficha Técnica e Histórico do grupo;
·         Linck de vídeo do espetáculo postado na página do FESTG no Facebook com o título: MATERIAL PARA INSCRIÇÃO 2013 - NOME DO GRUPO;
·         Clipagem do espetáculo;
·         Declaração de Direitos e Uso de Imagens.

Art. 3º - Os materiais enviados pelos grupos farão parte do acervo do FESTG, podendo ser utilizadas todas as imagens (vídeos e fotos) e informações enviadas pelos grupos.
Art. 4º - Será oferecido alimentação e transporte para os grupos selecionados de Salvador e hospedagem, alimentação e translado local para os grupos do interior, outros estados e de outros países.
Art. 5º - É permita a inscrição de mais de um espetáculo por grupo.
Art. 6º - Os grupos se responsabilizarão por qualquer incidência de ação fiscal ajuizada pelos órgãos Sociedade Brasileira de Autores Teatrais - SBAT e ou Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD.
Art. 7º - Os grupos, no ato da inscrição, devem atentar para o preenchimento  na ficha de inscrição da duração e classificação do espetáculo inscrito, sendo pré-requisito para a habilitação da inscrição.
Art. 8º - Qualquer alteração nos membros participantes dos grupos deverá ser informada à organização até no máximo 10(dez) dias antes do início do Festival, em conformidade com os dados da ficha de inscrição.
Art. 9º - O FESTG fará contato com todos os grupos selecionados para fins de organização da grade de programação no período de 01 a 15/10/2013, onde os grupos ajudaram a produzir o festival, organizar as datas e horários de apresentação e a celebração do termo de parceria FESTG 2013. A programação será divulgado através do site: www.ciadeteatrogente.com.br, email, página do facebook do Festival ou telefone até o dia 16 de outubro de 2013.
Art. 10º - Cada espetáculo terá 40m(quarenta minutos) para montagem da luz e do cenário e 40m(quarenta minutos) para desmontagem.
Art.11º - O FESTG não se responsabilidade pela aquisição de equipamentos, materiais e objetos, a exclusiva responsabilidade é dos grupos participantes, ainda que necessários para a realização dos espetáculos
Art. 12º - O grupo que utilizar equipamento que não seja de responsabilidade do FESTG, deverá previamente informar ao festival, para autorização do ingresso e saída do local de apresentação.
Art. 13º - As montagens e apresentações dos espetáculos deverão ocorrer rigorosamente nos dias, locais e horários pré-estabelecidos e anunciados, não sendo permitido nenhum atraso e alteração a não ser que seja determinada pela Comissão Organizadora do FESTG.
Art. 14º - Não é permitido o uso de recursos que prejudiquem a limpeza, a ordem e a segurança ou que causem danos nos locais de apresentações.
Art. 15º - A inscrição no FESTG - Festival de Teatro Gente 2013 pressupõem a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento.
Art. 16º ficando sob responsabilidade desta Comissão Organizadora do FESTG 2013 a alteração de qualquer artigo supracitado.



Salvador, 17 de agosto de 2013

Comissão Organizadora FESTG 2013
EAG - Escola de Arte Gente
contato@ciadeteatrogente.com.br
festg@ciadeteatrogente.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Everton Machado no elenco de Carnaval da Netflix

BAIANO EVERTON MACHADO ESTÁ NO ELENCO DE CARNAVAL DA NETFLIX  O filme estreou em 02/06 e já circula entre os Top 10 no mundo Ator Everton Machado em cena com a atriz Giovana Cordeiro Carnaval é o novo filme exclusivo da Netflix que está fazendo sucesso no Brasil e no mundo. Dirigido por Leandro Nery com realização da produtora Camisa Listrada, o filme conta a história da influencer Nina que descobre a traição de seu namorado e termina seu relacionamento. Assim, ela decide viajar com suas amigas para Salvador, para curtir o carnaval da cidade. E é nessa oportunidade que, durante a folia, a protagonista circula pela “pipoca” do carnaval à procura da amiga perdida e encontra com um grupo de  policiais que pede ajuda. O ator Everton Machado, dar vida ao típico policial soteropolitano no meio da folia e registra o bordão da película: “Filha, olha em volta… Tá todo mundo aí perdido!” O ator Everton Machado, conhecido pelas atuações na novela Gabriela (TV Globo), no filme Capitães da Areia, d

Baiano Everton Machado grava seu segundo Longa-metragem

O ator negro e baiano Everton Machado (34), viverá seu segundo personagem no Cinema Nacional. Dessa vez, o ator que esteve nas telonas com o longa-metragem Capitães da Areia, irá interpretar “Manel”, líder dos sem terras no filme do cineasta Orlando Senna: Longe do Paraíso. Assistência de direção é de Cecília Amado. Machado, em 2012, participou do remake da novela Gabriela, da rede Globo, interpretando o capoerista Sete Voltas: “ Meu personagem será um líder de um acampamento dos sem terras, muito oportuno dar vida e voz aos nossos heróis da contemporaneidade “, ressaltou o ator que se prepara para as gravações. O longa-metragem será filmado nos meses de novembro e dezembro em Salvador e na Chapada Diamantina. Realização Araçá Filmes, Truque Produções

Ator Everton Machado viverá Líder Sem Terra no cinema

O ator baiano Everton Machado(34), gravou sua participação no longa-metragem com roteiro e direção de Orlando Senna: Longe do Paraíso. Quem quiser saber mais, segue link da matéria de Giuliana Mancini na coluna VIP do Correio da Bahia:  https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famoso-fotografo-baiano-dara-consultoria-personalizada-no-fera-palace/ O ator em cena no filme Longe do Paraíso  Machado voltará às telonas interpretando o Líder dos sem terras “Manel”. O ator divide cena com Caco Monteiro e Felipe Mago. Foto de Sueli Seixas - Filme Longe do Paraíso *Everton Machado participou em 2011 do longa-metragem Capitães da Areia de Cecília Amado. Em 2012 o ator interpretou o capoeirista Sete Voltas no Remake Global Gabriela. Everton no filme Capitães da Areia